Minizinha Chip 2

Entrega

Se você adquiriu uma das maquininhas do PagSeguro para o seu negócio, fique atento aos prazos de entrega de acordo com a região em que reside:

  • Região Sudeste: de 1 a 3 dias úteis
  • Regiões Sul e Centro-Oeste: de 3 a 5 dias úteis
  • Regiões Norte e Nordeste: de 5 a 7 dias úteis

Lembrando que você pode acompanhar o status de entrega de três maneiras:

  1. Direto em sua conta ou aplicativo PagBank.
  2. Via SMS em seu celular seguro Nesse caso, você recebe um link para visualizar o status de entrega e o acesso é feito utilizando seu CPF/CNPJ.
  3. Via WhatsApp. Para isso, você deve concordar com o termo Aceito receber comunicações por WhatsApp e e-mails de novidades do PagSeguro, disponível no momento da compra. Feito isso, ao clicar em Sim, quero acompanhar – disponível no rodapé do e-mail recebido, você será redirecionado para o acompanhamento via WhatsApp.

Informações importantes:

  • O prazo começa a ser contabilizado a partir da data de aprovação do pagamento;
  • Certifique-se de que haverá uma pessoa para receber a máquina no endereço informado;
  • Acontecimentos como temporais, estados de emergência ou greves podem afetar o prazo de entrega;
  • Caso a transportadora sinalize problemas operacionais para finalizar a sua entrega, você será notificado e a máquina será reenviada pelos Correios. Nesse caso, o prazo de entrega será de até 7 dias úteis após a alteração do status;
  • Se o status estiver como entregue, mas você não estiver com a maquininha, certifique-se de que ela não foi recebida por terceiros, como amigos, parentes, vizinhos ou porteiros

Ao receber sua máquina você deverá verificar:

Lacre da embalagem: a entrega é feita dentro um saco plástico bolha e a embalagem deve estar totalmente lacrada.

Lacre na caixa de máquina: sua máquina fica dentro de uma caixa que deve conter o lacre PagSeguro.

Lacre na máquina: já a máquina possui um lacre de fábrica colado na lateral. Ele deverá estar sem qualquer sinal de violação.

Importante: caso algum dos lacres esteja violado, entre em contato com um atendente imediatamente no nosso chat, usando o aplicativo pelo seu celular. É bem simples:

  1. Acesse o app PagBank 
  2. Na tela inicial, toque em Precisa de ajuda?
  3. Digite falar com um atendente e aguarde o atendimento.

Configuração

Selecione o modelo da máquina e para a qual deseja fazer a ativação:

Você também pode ativar os seguintes modelos de máquina:

Atenção: se você adquiriu um PagPhone, não é necessário fazer ativação, basta fazer as configurações iniciais do aparelho e acessar o aplicativo PagVendas para começar a vender.

 

Quando você faz a ativação de uma maquininha, é necessário inserir o código para finalizar o processo. Esse código de ativação pode ser localizado de quatro maneiras: via SMS, e-mail, app PagBank ou conta PagSeguro.

Via SMS:

Ao comprar a máquina, você recebe um SMS no número de celular cadastrado em sua conta PagSeguro. Nele, é informado o seu código de ativação.

Via e-mail:

Quando você recebe a maquininha, um e-mail é enviado para a sua caixa com informações sobre o seu pedido. Nele, também é informado o código de ativação.

Via app PagBank:

  1. Faça login no super app;
  2. Clique na aba Vendas e em Ative a Maquininha.

O código será exibido e você poderá avançar com o processo de ativação.

Via conta PagSeguro:

  1. Acesse sua conta através do computador;
  1. No menu lateral, clique em Venda Presencial;
  2. Selecione a opção Meus Dispositivos.

Você também pode localizar o código de maneira rápida acessando a página pagseguro.com.br/ativar.

Confira algumas situações que podem ocorrer durante a ativação da máquina e impedir a conclusão do processo:

Máquina ativa, mas em conta incorreta

Caso você identifique que a máquina já está ativada, mas que a conta vinculada está incorreta, você deverá fazer um processo de transferência para a conta desejada.

Máquina ativa, mas em conta incorreta e de terceiros

No entanto, caso você não tenha acesso à conta na qual a máquina está vinculada, será necessário entrar em contato com o proprietário para solicitar a transferência.

Máquina ativa, mas em conta incorreta e de terceiro desconhecido

Caso você não tenha o contato do proprietário cuja máquina está com a ativação vinculada, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do PagSeguro. Para facilitar o atendimento, tenha a maquininha e a Nota de Romaneio ou Nota Fiscal em mãos.

A máquina apresenta a mensagem: “Moderninha não vinculada a nenhuma conta”

Neste caso, você deverá acessar a página pagseguro.vc/vincular para vincular a máquina à sua conta. O processo é feito manualmente com o número de série da máquina e o código de identificação.

O código de ativação informado está errado

Caso você digite o código de ativação errado durante o processo, deverá aguardar 30 minutos para recomeçar. Durante esse tempo, confirme o código de ativação através de um dos canais disponíveis para garantir a digitação correta na nova tentativa.

Saiba como ativar a Minizinha Chip 2 para começar a vender:

  1. Ligue a máquina pressionando o botão liga/desliga (canto superior direito) por alguns segundos;
  2. Clique no botão verde e digite o código de ativação;
  3. Aperte o botão verde mais uma vez para prosseguir.

Agora é só aguardar a Minizinha Chip 2 fazer as configurações iniciais e ela estará ativada!

Como ativar a Minizinha Chip 2?

Saiba como ativar a Minizinha Chip 2 para começar a vender:

  1. Ligue a máquina pressionando o botão liga/desliga (canto superior direito) por alguns segundos;
  2. Clique no botão verde e digite o código de ativação;
  3. Aperte o botão verde mais uma vez para prosseguir.

Agora é só aguardar a Minizinha Chip 2 fazer as configurações iniciais e ela estará ativada!

Informações importantes:

Se você precisa fazer a associação manual entre uma maquininha e sua conta PagSeguro, deverá informar o código de identificação e o número de série durante o procedimento. Saiba como localizá-los a partir do modelo do seu dispositivo:

Minizinha Chip

  1. Pressione o botão amarelo para acessar o Menu de sua máquina;
  2. Use o botão 9 para chegar até a opção ID Equipamento;

No campo N. Série será exibido o número de série da máquina.

Minizinha Chip 2

  1. Pressione o botão amarelo para acessar o Menu de sua máquina;
  2. Use o botão 9 para chegar até a opção ID Equipamento;
  3. Com o botão 9, vá até a opção N. Série.

O número será exibido.

Moderninha Pro e Moderninha Pro 2

  1. Clique na opção Teste Conexão, localizada no canto inferior esquerdo da tela.

O número de série será exibido no campo N de Série.

Moderninha Plus e Moderninha WiFi

  1. Aperte o botão F2 para acessar o teste de conexão.

O número de série será exibido no campo N de Série.

Moderninha WiFi Plus

  1. Aperte o botão F1 para acessar o teste de conexão.

O número de série será exibido no campo N de Série.

Moderninha Smart e Moderninha X

  1. Acesse o aplicativo Informações de Sistema em sua máquina;
  2. Clique na opção Geral, na parte inferior do app.

O número de série e o código de identificação serão exibidos no cabeçalho da área de Informações do Sistema.

Quando você não deseja mais utilizar a maquininha, é possível desativá-la ou transferi-la para outra pessoa que queira utilizá-la para vender. Saiba a diferença entre esses procedimentos:

No processo de desativação, você apenas suspende as funções do aparelho, mas mantém ele em sua titularidade. Neste caso, a máquina pode ser reativada, desde que dentro do período de 120 dias*.

Já o processo de transferência ocorre quando você vende ou doa a maquininha para outra pessoa. Nesse caso, há a troca de titularidade e você perde o direito de utilizá-la.

*Depois desse período, o chip da máquina é desativado e a troca do mesmo é necessária para que a maquininha possa ser utilizada novamente através de chip. Lembrando que durante esse tempo você pode continuar vendendo com sua maquininha via Wi-Fi ou através de vendas online, utilizando link de pagamento.

Caso você tenha desativado a máquina, mas deseja voltar a usá-la, é possível realizar um procedimento de reativação. Mas lembre-se: só é possível reativar uma máquina dentro de um período de 120 dias, a contar da data de desativação. 

Como fazer a reativação:

  1. Acesse a página PagBank.vc/vincular;
  2. Digite o número de série da máquina e o código de identificação;
  3. Com a maquininha em mãos, verifique se ela está conectada à internet (via chip ou Wi-Fi);
  4. Siga o passo a passo de ativação, lembrando de utilizar o código de ativação.

Pronto, a máquina foi reativada e agora você já pode voltar a vender!

Com a função de transferência de máquina, você pode vender ou doar a Minizinha Chip ou Chip 2 para outra pessoa que queira usá-la para vender. Esse procedimento é feito de maneira rápida e prática, confira o passo a passo:

  1. Conecte a maquininha à internet (via chip ou Wi-Fi) e faça a atualização do dispositivo;
  2. Acesse sua conta PagSeguro através do computador;
  3. Clique na aba Venda Presencial e em seguida em Meus Dispositivos;
  4. Escolha a maquininha que deseja transferir e clique nos três pontinhos;
  5. Selecione a opção Transferir e siga os passos apresentados na tela para informar os dados do novo vendedor;
  6. Na maquininha, acesse o Menu e vá até Relatório;
  7. Clique em Últimas Transações e aguarde a conclusão do processo.

Informações importantes:

  • Você receberá um SMS em seu celular seguro para confirmar o procedimento.
  • Após a confirmação da transferência, a conta para a qual a máquina foi transferida receberá um convite.

Se você estiver em dúvida se a maquininha foi ativada, é possível fazer a confirmação através de sua conta PagSeguro ou diretamente pela máquina:

Através da conta PagSeguro:

  1. Acesse sua conta pelo computador;
  2.  No menu lateral, clique em Venda Presencial;
  3. Selecione a opção Meus Dispositivos;
  4. Na coluna Modelo - N° de série, localize a maquininha que deseja confirmar utilizando o número de série.

Se estiver tudo certo com a sua ativação, a mensagem Ativado será exibida na coluna Status.

Mas importante: para fazer essa verificação, você deve se logar com a conta usada na compra do dispositivo, caso contrário, ele não será localizado.

Através da maquininha:

Se ao iniciar o dispositivo a mensagem apresentada na tela for Insira ou Passe o Cartão, significa que a maquininha está ativada!

No entanto, caso esteja com problemas para confirmar a ativação ou localizar a maquininha, será necessário identificar a causa.

Lembrando que você deve fazer a confirmação a partir da conta utilizada na compra da maquininha, caso contrário, ela não constará na lista de Meus Dispositivos

Manutenção e Funcionamento

A mensagem Ped Tampered representa um erro na configuração da máquina. Neste caso, você deverá entrar em contato com a nossa central de atendimento para receber orientações.

  1. Acesse o app PagBank;
  2. Na tela inicial, toque em Precisa de Ajuda?;
  3. Selecione a opção Suporte da Máquina e depois Erro na Tela;
  4. Digite Ped Tampered e aguarde o atendimento.

O horário de atendimento via chat é

  • Segunda a sexta, das 8h às 20h40
  • Sábado, das 8h às 20h
  • Domingo, das 10h às 16h
  1. Acesse o app PagBank;
  2. Na tela inicial, toque em Precisa de Ajuda?;
  3. Selecione a opção Suporte da Máquina e depois Erro na Tela;
  4. Digite Ped Tampered e aguarde o atendimento.

O horário de atendimento via chat é

  • Segunda a sexta, das 8h às 20h40
  • Sábado, das 8h às 20h
  • Domingo, das 10h às 16h

Quando você fica 80 dias sem transacionar com a maquininha, o chip do dispositivo é suspenso. Nesse caso, você pode reativá-lo pelo aplicativo PagBank em até 120 dias*:

  1. Acesse o super app PagBank;
  2. Clique em Maquininhas;
  3. Selecione a opção Reativar o Chip;
  4. Escolha a máquina e solicite a reativação.

Após a solicitação, o chip será desbloqueado em até 48 horas. Lembrando que durante esse tempo você pode continuar vendendo com sua maquininha via Wi-Fi ou através de vendas online, utilizando link de pagamento.

*Após o prazo de 120 dias o chip da máquina é cancelado e você deverá realizar a troca do mesmo para voltar a vender com o dispositivo.

Depois de ativar a sua Minizinha Chip 2, siga o passo a passo abaixo para realizar as suas vendas:

  1. Insira o cartão com chip na máquina;
  2. Digite o valor da venda e aperte o botão verde;
  3. Selecione o tipo de venda: 1. crédito2. débito ou 3. voucher. No caso de cartão de crédito, escolha entre à vista ou parcelada;
  4. Peça para o cliente digitar a senha e apertar o botão verde.

 

Para enviar o comprovante via SMS basta selecionar a opção 1. Enviar SMS e digitar o celular do cliente com DDD. Finalize apertando o botão verde.

Quer conferir e enviar o comprovante de transações anteriores? É simples:

  1. Acesse o Menu e escolha a opção 2. Relatórios;
  2. Selecione a opção 1. Ult. Transação e a maquininha exibirá a última transação realizada;
  3. Em seguida, pressione o botão verde e selecione a opção 1. Enviar SMS;
  4. Para finalizar, é só inserir o número do celular + DDD do cliente e pressionar o botão verde para confirmar o envio.

Pronto! O comprovante foi enviado com sucesso.

Com o Wi-Fi configurado, a sua Minizinha Chip 2 seleciona automaticamente a rede com melhor sinal. Veja como configurar:

  1. Acesse o Menu, selecione a opção Configurações e depois Wifi
  2. Selecione a opção Ligar Wifi e em seguida Buscar redes
  3. Escolha a rede desejada e aperte o botão verde para confirmar
  4. Digite a senha da rede Wi-Fi

           Pronto! A rede Wi-Fi está configurada!

O valor recebido através de pagamentos na Minizinha Chip 2 é enviado diretamente para sua conta PagSeguro. Você pode utilizar o saldo com o cartão da conta, transferi-lo para o cartão pré-pago ou para outra conta bancária de sua preferência.

  1. Caso queira transferir o dinheiro para o cartão pré-pago ou para uma conta bancária, acesse sua conta PagSeguro, através do site. 
  2. Após fazer login, acessa a tela Minha Conta e selecione a opção Transferências
  3. Escolha uma das opções disponíveis: Cartão Pré-Pago PagSeguro ou conta bancária;
  4. Confira seus dados, digite o valor que deseja transferir e confirme.

Pronto! Você receberá o valor em até 1 hora no Cartão Pré-Pago PagSeguro ou até 1 dia útil em sua conta bancária.

Para começar a utilizar a sua Minizinha Chip 2, faça o download e a busca por atualizações na inicialização da maquininha ou manualmente. É simples:

  1. Acesse o Menu, selecione a opção 3. Configurações e em seguida 1. Atualizar
  2. Caso encontre uma nova versão, a atualização será iniciada automaticamente. Se precisar realizar uma venda e não quiser atualizar a máquina no momento, clique no botão Cancela e a atualização será pausada
  3. Para voltar a fazer o download da atualização, acesse o menu 1. Atualizar de novo

Pronto! Sua Minizinha Chip 2 será atualizada.

Importante: A máquina precisa estar conectada à internet.

Para resolver um problema de conexão de sua Minizinha Chip 2, siga os passos abaixo.

Atualize sua máquina:

  1. Acesse o Menu, selecione a opção Configurações e em seguida Atualizar
  2. Caso encontre uma nova versão, a atualização será iniciada automaticamente
  3. Para finalizar o processo, aguarde a conclusão de atualização da sua Minzinha Chip 2

Importante: a máquina precisa estar conectada à internet para atualizar, para isso, ative o Wi-fi dela.

Faça uma venda teste de R$ 1,00.

Faça um teste de conexão:

  1. Acesse o menu e selecione Teste de conexão
  2. Nessa tela aparecerão os status de conexão em seu aparelho

Verifique se o status na frente da palavra Internet é OK ou NOK (não ok).
Faça uma venda teste de R$ 1,00, se estiver OK.

Verifique se o chip está encaixado:

Se estiver NOK ou se a venda teste não resolveu, verifique se o chip está encaixado corretamente na máquina, assim:

  1. Desligue a máquina
  2. Puxe a tampa traseira para abrir
  3. Arraste a trava da gaveta para liberar o chip
  4. Verifique se o chip está na gaveta 1/SIM 1 e bem encaixado, para isso, abra a gaveta e recoloque o chip, sempre na gaveta 1/SIM 1
  5. Feche a tampa e religue a máquina

Faça uma venda teste de R$ 1,00.

Caso tenha feito o passo a passo informado e o problema de conexão permanece, tenha a ajuda que precisa em nosso chat:

  1. Acesse o App PagBank
  2. Na tela inicial, toque em Precisa de ajuda?
  3. Selecione a opção Suporte da máquina e depois Erro na tela
  4. Digite o código do erro e aguarde o atendimento

O horário de atendimento do chat é de segunda a sexta das 08:00 às 20:40, sábado das 08:00 às 20:00 e domingo das 10:00 às 16:00

Ou escolha o canal de atendimento que preferir.

Caso sua Minizinha apresente problemas no carregamento ou bateria, faça alguns testes seguindo as orientações abaixo: 

  1. Carregue o leitor diretamente na tomada da parede, sem o uso de régua ou benjamim;
  2. Deixe a máquina carregando por, no mínimo, 8 horas;
  3. Tome cuidado ao conectar o carregador na máquina para não danificar a entrada USB.

Importante: A bateria da Minizinha pode durar até 10 horas, desde que a recarga total de 8 horas seja feita.

Além das dicas acima, você pode economizar a bateria desligando o equipamento quando não estiver em uso. O modo stand by consome bateria.

No entanto, caso os procedimentos acima não resolvam, entre em contato com a nossa central de atendimento através dos canais abaixo:

CHAT

  1. Acesse o app PagBank;
  2. Na tela inicial, toque em Precisa de ajuda?;
  3. Digite problema de bateria e siga com o atendimento;
  4. Escolha a opção Minizinha.

Os horários de atendimento do chat são de segunda a sexta das 07:00 as 22:00; sábado, das 08:00 as 20:00; e domingo, das 10:00 as 16:00.

Ou, se preferir, escolha outro canal de atendimento disponível.

Estorno

Para efetuar um estorno em sua Minizinha Chip 2 com segurança, cadastre uma senha administrativa. Assim, ela será solicitada sempre que você fizer um processo de estorno. Veja como:

  1. Acesse o Menu da maquininha e escolha Configurações (opção 3);
  2. Selecione Administrativo (opção 5) e, em seguida, Senha admin (opção 1);
  3. Defina uma senha de 4 dígitos e a digite na maquininha;
  4. Pressione o botão verde para confirmá-la;
  5. Logo em seguida, será preciso repetir o processo para a validação da senha. Digite-a e pressione novamente o botão verde.

Pronto! Sua senha administrativa foi criada com sucesso. É importante lembrar que só é possível cadastrar uma única senha por maquininha.

Para realizar o estorno, siga o passo-a-passo:

  1. Na maquininha, acesse o Menu e selecione Estorno (opção 1). Neste momento, será solicitada a sua senha administrativa. Digite-a para continuar;
  2. Insira o cartão na máquina e, se for um cartão múltiplo, digite 1 para Crédito ou 2 para Débito;
  3. Serão exibidas todas as transações realizadas com o cartão. Selecione o valor a ser estornado, confirme os dados da compra e aperte o botão verde.

Pronto! O estorno foi concluído com sucesso.

Dica: só é possível estornar uma compra na mesma data em que ela foi feita. Caso precise estornar uma compra anterior, utilize o cancelamento de vendas acessando a sua Conta PagSeguro.

Transferência de Máquina

Com a função Transferência de Máquina você pode vender, doar ou ativar a sua máquina do PagSeguro em outra conta com facilidade.

Para transferências para contas de tipo Pessoa Física:

  1. Acesse sua conta PagSeguro com e-mail e senha e vá até VENDA PRESENCIAL;
  2. Em seguida clique em Meus Dispositivos;
  3. Na área Opções, clique em Transferir;
  4. Informe o endereço de e-mail da pessoa que irá receber a máquina;
  5. Leia e, depois, aceite as regras de uso de transferência;
  6. Clique em Transferir Dispositivo.

Após a confirmação, a nova conta receberá um convite para transferência.

Importante: para finalizar a transferência, será necessário validar o processo. Para isso, um SMS será enviado para o celular seguro.

Atenção: a transferência de titularidade só pode ser feita entre contas do tipo vendedor, de pessoa física para pessoa física. Em casos de pessoas jurídicas, será necessário realizar um procedimento de migração.

Com a função de transferência de máquina, você pode vender ou doar a Minizinha Chip ou Chip 2 para outra pessoa que queira usá-la para vender. Esse procedimento é feito de maneira rápida e prática, confira o passo a passo:

  1. Conecte a maquininha à internet (via chip ou Wi-Fi) e faça a atualização do dispositivo;
  2. Acesse sua conta PagSeguro através do computador;
  3. Clique na aba Venda Presencial e em seguida em Meus Dispositivos;
  4. Escolha a maquininha que deseja transferir e clique nos três pontinhos;
  5. Selecione a opção Transferir e siga os passos apresentados na tela para informar os dados do novo vendedor;
  6. Na maquininha, acesse o Menu e vá até Relatório;
  7. Clique em Últimas Transações e aguarde a conclusão do processo.

Informações importantes:

  • Você receberá um SMS em seu celular seguro para confirmar o procedimento.
  • Após a confirmação da transferência, a conta para a qual a máquina foi transferida receberá um convite.

Mantenha a Minizinha Chip ou Chip 2 sempre atualizada para garantir o bom desempenho do aparelho. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a opção Configurações, no menu do dispositivo;
  2. Clique em Atualizar.

Basta aguardar o fim da atualização para voltar a usar a maquininha.

Importante: para que a atualização seja feita, a máquina deve estar conectada à internet.

O período de garantia da máquina é contado a partir da primeira Conta e se mantém para o novo dono em caso de transferências.

 

Nada. A transferência de máquina para outra conta PagSeguro é gratuita!

 

Se o novo titular ainda não aceitou o convite de transferência, você pode cancelar o procedimento. Veja como:

  1. Acesse sua conta PagSeguro com e-mail e senha;
  2. Vá em Venda Presencial, no menu lateral, e depois em Meus Dispositivos;
  3. Identifique a máquina que transferiu e confira o status Em transferência;
  4. Na coluna Opções escolha Cancelar Transferência.

A máquina volta para o status Ativo ou, no caso das Moderninhas, em Aguardando Ativação.

Não. O plano é individual para cada Conta PagSeguro e você pode fazer a alteração de recebimento quando quiser, acessando a área Taxas e Tarifas, disponível na área Informações, no rodapé da sua conta PagSeguro.

Se você deseja vender sua máquina, é possível utilizar a opção de Link de Pagamento para fazer uma venda segura.

Manual

Caso queira visualizar o manual de uso da sua maquininha PagSeguro, você deve acessar esse artigo através do site, pelo seu computador, e, posteriormente, selecionar o modelo correspondente à sua máquina.

Ao clicar no modelo, o download do manual será feito automaticamente. 

Outras Informações

Se sua máquina apresentou algum problema e você já entrou em contato com o suporte vamos te mostrar como postar sua máquina para troca:

  • Use uma caixa resistente na cor branca/parda (pode ser embalada) ou compre uma caixa nos Correios  
  • Na caixa coloque apenas a máquina, sem cabos ou carregador
  • Mantenha a Declaração de Conteúdo ou Nota Fiscal afixada na parte externa 
  • Utilize apenas uma Agência Própria ou Franqueada. Veja no site dos Correios
  • Use o código de postagem informado durante o atendimento com o suporte
  • Envie somente uma máquina por código

Enviaremos um novo equipamento para você em até 1 dia útil após a sua solicitação no suporte técnico.
Você receberá um e-mail com as instruções para o envio do equipamento com problema, faça o envio em até 30 dias com o código de postagem informado no e-mail.

Caso não ocorra a devolução da máquina no prazo, o PagSeguro irá realizar um débito em sua conta no valor da multa estipulada em contrato em seu saldo da conta PagBank.

O prazo de recebimento da nova máquina é de até 7 dias úteis. E para regiões norte e nordeste o prazo pode ser maior devido a distância.